Frank Zappa "Tinseltown Rebellion"

By Manuel Falcão

Expresso, April 19, 1986


FRANK ZAPPA
Tinseltown Rebellion

Zappa não tem admiradores, tem militantes, tipos dispostos a sofrer o repúdio das mulheres, a segregação da sociedade, o desprezo dos amigos e o afastamento dos familiares pelo simples prazer de, em ambiente de recolhimento, ouvir, sempre com um esgar de riso a surgir no canto da boca, todos os seus discos.

Os álbuns de Zappa tem muito de parecido com filmes ou com livros. De facto, põe-se um disco de Zappa no prato do gira-discos com o mesmo espirito com que se vai a um filme ou se começa a ler novo livro a dose de atenção e a predisposição necessárias são idênticas. Zappa é sempre uma aventura, porventura igual, mas contada eternamente de maneiras diferentes. Quem gosta de Salinger, por exemplo, dificilmente poderá deixar de gostar de Zappa o humor é tao cáustico num como noutro e podem crer que Zappa está seguramente entre os melhores humoristas do século, entre os melhores observadores dos usos e costumes que andam pelo planeta.

Este Tinseltown Rebellion, o primeiro album de Zappa para a sua etiqueta Barking Pampkin Records, é quase todo gravado ao vivo nos mais diversos locais, a excepção da primeira faixa, «Fine Girl», que como se afirma em nota de capa (atencao radialistas de Portugal) se destina «às rádios conservadoras de forma a elas poderem tocar alguma coisa, assim alertando as gentes para a existência deste álbum», que é originalmente datado de 1981. Como toda a obra de Zappa, ele é no entanto intemporal. Trata se da primeira edição em Portugal desta referencia.

(2 x LP e cassete Barking Pumpkin, ed. FMI-VC)

Read by OCR software. If you spot errors, let me know afka (at) afka.net