Frank Zappa "Jazz From Hell"
By Manuel Falcão
FRANK ZAPPA
Jazz From Hell
O grão-mestre das piruetas e das brincadeiras musicais acaba de se exceder a si próprio e embarcou numa aventura destinada a mostrar a todos que é um grande músico, um instrumentista virtuoso e um compositor inspirado.
Desta vez quase não se ouve a voz quente e rouca de Zappa, tudo é instrumental, as historias são contadas sem palavras, apenas com os sons. Em oito temas, todos diferentes entre si, Zappa dá largas à sua imaginação, criando constantemente novos ambientes e sugerindo muitas vezes novos rumos para onde a sua música se poderá desenvolver no futuro.
Bem humorada, recheada de truques como de costume a música de Frank Zappa assume aqui uma dimensão rara na sua obra delicia-se a criar ambientes, a sugerir estados de espirito, e, nalguns casos, a descrever paisagens.
Recorrendo a formas próximas de música de fusão, entre o jazz e o rock, e a frequentes evocações do free-jazz, Zappa mais nao faz do que levar a um ponto mais elevado aquilo que de há bastante tempo a esta parte é mais do que uma mera tendência na sua obra – na verdade, ele tem insistido em trazer para o campo do rock (que sem se cansar afirma ser o seu) formas musicais alheias que depois trabalha a seu gosto.
Neste caso, para além de todas as questões formais, Zappa recorre ainda a uma inovação técnica: todas as composições foram feitas num synclavier (um instrumento electrónico que produz tanto sons sintetizados como sons de outros instrumentos previamente gravados digitalmente). Apenas uma das oito faixas não é tocada com o synclavier, «St. Etienne», que é um doce solo de guitarra como há muito ele não nos mostrava.
Embora possa eventualmente parecer que este trabalho é uma ruptura completa com o LP anterior Mothers Of Prevention, que era um auténtico panfleto de protesto contra as tentativas de censura às letras das canções que têm surgido entre sectores conservadores da sociedade norte-americana, parece ser claro que esta é uma continuação sofisticada da resposta de Zappa àqueles que pretendem insinuar ser o rock desprovido de qualquer valor; aqui estão juntos originalidade e virtuosismo como já e bem raro encontrar.
(LP, CD e cassete Barking Pumpkin, importados por EMI-VC)
Read by OCR software. If you spot errors, let me know afka (at) afka.net